O drywall é cada vez mais utilizado na construção civil por sua praticidade e versatilidade. Além de aspectos funcionais, seu uso é bastante comum em projetos arquitetônicos e decorativos, uma vez que o drywall torna possível a criação de ambientes diferenciados com tetos rebaixados em diferentes formatos, painéis, ou divisórias internas com nichos, por exemplo. Mais que multifuncionalidade, o drywall oferece inúmeras vantagens, como rapidez na instalação e facilidade de incorporar instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia entre as chapas de gesso compõem sua estrutura.

Vantagens do drywall

Utilizado não apenas na construção de forros e paredes, mas em sancas, cortineiros, colunas e painéis, o drywall oferece vantagens que vão da facilidade de instalação e manutenção à possibilidade de execução dos mais variados projetos de decoração.

  • Sustentabilidade

    Projetos sustentáveis ganham cada vez mais espaço na construção civil, e o uso do drywall oferece diversos benefícios ao meio ambiente por não utilizar água em sua instalação, produzir menor número de resíduos e contar com uma matéria-prima reutilizável, as chapas de gesso

  • Alta produtividade e redução de mão-de-obra

    A leveza das placas de gesso e a facilidade de instalação das estruturas em drywall contribuem para entregas rápidas e demandam um número reduzido de profissionais.

  • Resistência à umidade

    Os diferentes tipos de placas existentes no mercado tornam o drywall ainda mais versátil, tornando-o viável também em áreas úmidas como cozinhas e banheiros.

  • Isolamento termo acústico

    Mantas de lã de vidro, lã de rocha e lã de pet podem ser incorporadas ao drywall para a criação de ambientes com isolamento termo acústico tanto em empresas como em residências.

  • Versatilidade

    Em ambientes residenciais ou empresariais, o drywall é utilizado tanto para a divisão como para a decoração de ambientes únicos.

Placas para drywall

As placas de drywall podem ser encontradas em três cores diferentes, e cada uma delas conta com características específicas que devem ser consideradas no momento da escolha da melhor opção para seu projeto.

  • Placa de drywall branca standart (ST)

    Utilizada normalmente em áreas internas e secas, a placa de drywall ST é recomendada para ambientes como salas e escritórios. Com espessuras diversas, pode ser aplicada em paredes, divisórias e forros e contar com elementos como mantas de lã de vidro, lã de rocha e lã de pet, que garantem maior conforto termo acústico.

  • Placa de drywall verde (RU)

    Indicada para áreas úmidas, como cozinhas, lavanderias e banheiros, a placa de drywall verde é resistente à umidade. Com componentes hidrofugantes em sua composição química, esse tipo de placa de drywall protege a superfície contra umidade leve e respingos de água, mas não deve ser utilizada em áreas onde há incidência constante ou alta de umidade, como em espaços com piscina e saunas.

  • Placa de drywall rosa (RF)

    Com propriedades que garantem maior resistência ao calor e ao fogo, a placa de drywall RF é recomendada para espaços como escadas, saídas de emergência e outros ambientes onde há maior risco de incêndio. Essa característica é consequência da incorporação da fibra de vidro, presente na composição desse tipo de placa de drywall.

Perfis para drywall

Os perfis são peças metálicas fundamentais para a sustentação das placas de gesso acartonado. Entre os diferentes tipos de componentes metálicos para a instalação de drywall estão as guias, os montantes, a tabica e a cantoneira, formatos diversos utilizados para finalidades específicas em projetos com drywall. Além disso, existem opções de tamanho ou variações de espessura de perfis para atender às necessidades de cada espaço.

Acessórios para drywall

Especializada em soluções com drywall para projetos residenciais e corporativos, a Cerpolo oferece uma linha completa de acessórios para instalação e acabamento de estruturas em drywall, além de placas e perfis metálicos. De membranas impermeáveis à telas de fibra de vidro para proteção contra umidade e reforço contra impactos, nossa linha de produtos inclui fitas específicas para selar sobreposições verticais e horizontais, ampliando ainda mais resistência a penetração de ar e isolamento térmico.

Divisórias em drywall

Mais que uma estrutura multifuncional, a leveza do drywall também é uma característica que torna as divisórias nesse material requisitadas e econômicas. O fácil manuseio das chapas de gesso gera economia e agilidade por reduzir a necessidade de mão-de-obra na instalação: dois instaladores são capazes de construir, em média, 30 metros quadrados de paredes ou divisórias de drywall em um único dia, deixando-as prontas para receber o acabamento em poucas horas.

Em espaços residenciais, as divisórias de drywall podem ser utilizadas de diferentes maneiras: apenas para delimitar espaços ou em projetos que aliam divisória e mobiliário, como estantes e closets, em uma mesma estrutura. Uma grande vantagem desse material, especialmente em residências pequenas, é a possibilidade de dividir ambientes sem redução no espaço total do cômodo. Isso ocorre pois, enquanto uma parede convencional de alvenaria possui entre 15 e 20 centímetros de largura, as paredes em drywall possuem praticamente a metade dessa espessura. Eficazes para dividir espaços de trabalho, a possibilidade de instalar divisórias em drywall com isolamento acústico torna o material ainda mais recomendado para empresas onde as interferências sonoras de um ambiente para o outro possam ser incômodas.

Instalação de drywall

A instalação do drywall é iniciada com a fixação de guias metálicas, para sustentação horizontal, e dos montantes, para sustentação vertical, seguida da fixação de chapas de gesso acartonado. Entre os montantes é possível adicionar materiais de isolamento, como mantas de lã de vidro, lã de rocha e lã de pet, com o objetivo de oferecer maior conforto termo acústico aos ambientes.

Embora seja relativamente simples, essa instalação exige alguns cuidados. Um deles diz respeito à disposição das placas, que devem ter suas emendas intercaladas para oferecer maior estabilidade e reduzir o risco de trincas. Deve-se evitar também o alinhamento das emendas das placas com batentes, portas ou janelas, o que pode fragilizar as estruturas.

Há mais de 30 anos no mercado, a Cerpolo destaca-se por oferecer soluções em drywall em Curitiba com qualidade e preços competitivos. Entre em contato conosco e conheça nossas opções para projetos personalizados com drywall para forros e divisórias.

Galeria de drywall

Solicite um orçamento sem compromisso

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar