O brise é um elemento arquitetônico utilizado nas fachadas das edificações para impedir a incidência direta de radiação solar. Assim como o drywall, o brise é uma ótima alternativa para ampliação do conforto térmico em ambientes residenciais e corporativos. Denominado por um termo reduzido do francês brise-soleil, que significa quebra-sol, o brise também é utilizado para controle da luminosidade e, além de funções práticas, é parte importante da estética das construções. Com diferentes formatos e materiais, o brise de alumínio, construído com lâminas que podem ser fixas ou móveis, está entre os modelos mais procurados. Por se tratar de um material leve mas altamente resistente e versátil, o alumínio também é um excelente material para detalhes arquitetônicos e revestimento metálico de fachadas nos mais variados projetos.

Vantagens dos brises

A utilização de brises para fachadas agrega benefícios relacionados ao bem estar e à valorização estética das construções. Seu uso proporciona vantagens que abrangem a melhoria no conforto térmico, a economia de energia, especialmente em locais com boa iluminação natural, e a possibilidade de personalização de fachadas comerciais.

    • Conforto térmico

      Os brises, assim como alguns modelos de forros, são excelentes aliados para o conforto térmico dos ambientes. Ao bloquear a incidência direta de raios solares, o brise contribui para a manutenção da temperatura interna evitando ou reduzido a necessidade de gastos extras com energia para climatização.

    • Controle de incidência de luz

      Excelente bloqueador solar, o brise impede que a iluminação natural atinja o ambiente interno de forma incômoda. A instalação desse elemento pode atenuar a entrada de luz intensa em espaços corporativos em determinados horários do dia, proporcionando iluminação confortável durante todo o expediente sem que a haja necessidade de fechar as janelas.

    • Ventilação e visibilidade

      A utilização de brises em fachadas traz aos edifícios comerciais e residências um elemento estético diferenciado que não impede a circulação do ar e a visibilidade da área externa. Para garantir o bom desempenho dessas funções é importante considerar, ao planejar sua instalação, a posição do imóvel e a orientação, horizontal ou vertical, do brise.

    • Estética diferenciada

      Os diferentes tipos de brise permitem a criação de projetos únicos e a personalização de fachadas. Esse elemento é um grande aliado na arquitetura de edifícios com design atual e moderno, e aparece em construções famosas no Brasil e no mundo, como o Edifício Copan, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em São Paulo, no edifício da Corte Regional e Tribunal Industrial, na França, entre outros.

Instalação de brises

A Cerpolo comercializa brises compostos por painéis em alumínio verticais ou horizontais, retráteis ou fixos, e conta com uma equipe especializada para assessorar nossos clientes no momento da escolha, da compra e da instalação de brises em Curitiba, além de oferecer uma ampla variedade de acabamentos como revid decorativo e rodapés. A instalação dos brises pode ser feita em frente às janelas ou em toda a lateral de um edifício, observando-se o posicionamento da edificação e a incidência solar sobre ela.
Ao projetar uma fachada com brise é importante considerar que o modelo vertical, por exemplo, é mais indicados para as fachadas leste e oeste, enquanto os brises horizontais são amplamente utilizados em fachadas face norte. Mais que aspectos funcionais, a escolha do brise ideal para seu projeto deve acompanhar a identidade visual da empresa, quando em fachadas comerciais, ou o estilo arquitetônico da residência. Por permitir cortes adaptados e acabamento em diferentes tonalidades, esse elemento pode fazer parte de projetos totalmente personalizados.

Brises e revestimento metálico para fachada comercial

A personalização da fachada comercial é uma importante aliada na criação e no estabelecimento da identidade visual das corporações. Independentemente do segmento, a instalação de brises e revestimentos metálicos contribuiu para a diferenciação estética e para o conforto e qualidade de vida das equipes de trabalho, bloqueando a entrada de luz e calor em excesso durante todo o dia. Mais que opções de orientação, e a possibilidade de escolher entre brises fixos, móveis ou brises automatizados, o alumínio permite adaptar o corte das aletas para a criação de fachadas com design único. Produzidos com materiais de alta qualidade, os brises de alumínio da Cerpolo são resistentes ao impacto e possuem longa vida útil.

Brises e revestimento metálico para fachada residencial

Residências localizadas em cidades com temperaturas extremas e ambientes que exigem maior controle de luminosidade, como salas de estudo ou televisão, tornam-se ambientes mais confortáveis com o uso de brises. Além disso, assim como nos projetos comerciais, esse elemento contribui para a redução no consumo de energia doméstica e em gastos com climatização de ambientes. Com relação à estética, as residências podem ganhar uma arquitetura personalizada e mais moderna com o uso do brise de alumínio e de revestimento metálico em formatos tradicionais ou com recortes especiais. Mais que qualidade de vida e estética, o brise e os revestimentos protegem a edificação auxiliando em sua conservação ao longo dos anos.

Brises e fachadas em Curitiba

Com ampla experiência de mercado, a Cerpolo oferece opções de brises em alumínio fixos ou móveis, horizontais ou verticais, e revestimentos metálicos com preços competitivos e alta qualidade. Conheça mais as diferenças e particularidades de cada um desses produtos e conte com a nossa equipe especializada na hora de projetar e instalar brises e revestimentos para fachadas comerciais ou residenciais em Curitiba e região metropolitana. Trabalhamos também com produtos para revestimento e isolamento térmico e acústico, forros, divisórias, rodapés, portas sanfonadas e drywall.

Galeria de brises e fachadas

Solicite um orçamento sem compromisso

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar