Ao pensar em isolamento acústico, é comum associar essa técnica à sua função de impedir que ruídos externos atrapalhem o silêncio dentro de casa ou em ambientes de trabalho. Porém, o isolamento acústico é também uma maneira de impedir a transmissão de som entre os ambientes, e é utilizado em espaços internos onde há produção de ruído com o objetivo de impedir que o barulho atrapalhe salas ou imóveis vizinhos. Embora alguns materiais como o PVC, utilizado em divisórias e forros, possuam propriedades que favorecem a bloqueio de ruídos, tanto quanto divisórias internas de drywall podem contar com materiais especiais para maior conforto acústico em espaços residenciais e comerciais.

Vantagens do isolamento acústico

Com experiência no ramo da construção civil, a Cerpolo oferece soluções em paredes e divisórias de drywall com isolamento acústico com mantas de lã de vidro, lã de rocha e lã de pet para criar ambientes ainda mais confortáveis e privativos.

  • Conforto acústico

    A redução da entrada de ruídos externos é fundamental para o conforto de imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, em centros urbanos. Utilizar o isolamento acústico em apartamentos contribui para a realização de tarefas que exijam silêncio, como assistir filmes ou estudar, e também para o conforto do sono ao impedir interferências sonoras externas ou dos demais ambientes da casa. Em escritórios, o isolamento acústico é fundamental para reduzir ruídos que atrapalham a concentração das equipes de trabalho.

  • Privacidade

    A passagem do som de um ambiente a outro pode comprometer a privacidade, principalmente em espaços corporativos e salas de reunião. O isolamento acústico contribui para a privacidade de reuniões ou projetos nas empresas, evitando que informações sigilosas trocadas em determinado ambiente possam ser ouvidas em ambientes vizinhos.

  • Economia e conforto térmico

    Preencher as paredes e divisórias de drywall com mantas de lã, mais que contribuir com o isolamento acústico do ambiente, colabora com a redução da transmissão térmica entre dois espaços, ou seja, torna a climatização do ambiente mais eficiente. Com isso, a energia utilizada para climatização não é desperdiçada e o espaço se mantém com a temperatura desejada.

  • Aumento da produtividade e bem-estar

    A exposição aos ruídos externos ou de outros ambientes prejudica a concentração das equipes de trabalho em empresas. Profissionais que trabalham em casa também podem ter suas atividades comprometidas pelos sons produzidos nos demais cômodos por crianças, animais e até mesmo por ruídos de eletrodomésticos. Contar com materiais para isolamento acústico reduz o impacto de barulhos e conversas que interferem na produtividade e causam desconfortos, como dores de cabeça, resultantes do esforço para manter a atenção em um ambiente com muita interferência sonora.

Isolamento acústico para residências

Especialmente em edifícios localizados em bairros centrais ou avenidas onde há alta circulação de veículos e pessoas durante todo o dia, a poluição sonora pode causar incômodos como dores de cabeça constantes e danos à saúde, com o aumento do stress e da irritabilidade. O isolamento acústico em salas e quartos auxilia na manutenção do bem estar ao bloquear ruídos externos que atrapalham atividades de trabalho ou lazer durante o dia e barulhos de carros que podem prejudicar o sono durante a noite.

Na parte interna da residência, a utilização de materiais para isolamento acústico em paredes e divisórias proporciona maior tranquilidade em cômodos destinados aos estudos ou ao trabalho, evitando a interferência dos ruídos provocados por outros moradores da casa ou até mesmo pelos animais de estimação. Tornar esses espaços de trabalho, bem como as áreas de lazer ou descanso, mais silenciosos aumenta a produtividade para a realização de determinadas atividades, e contribui para o conforto na hora de relaxar após um dia cansativo.

Residências com áreas de lazer com salões de festas, salas de jogos ou locais destinados à reuniões sociais também podem contar com as vantagens do isolamento acústico. Dessa maneira, os demais cômodos ou espaços da casa não serão afetados pelo barulho de conversas e som produzidos nesses ambientes.

Isolamento acústico para empresas

Empresas com espaço físico pequeno ou onde diferentes setores dividem um amplo espaço comum, salas destinadas à elaboração de projetos ou reunião podem estar próximas à recepção ou departamentos em que os ruídos de telefone e de conversas são constantes. Essas interferências podem ser minimizadas com a utilização de divisórias em materiais com boas propriedades de isolamento acústico, como as divisórias de PVC ou divisórias de placa cimentícia, e também incorporando ao projeto de interiores paredes e divisórias de drywall com mantas de lã para isolamento acústico.

Escritórios ou áreas administrativas localizadas dentro de indústrias onde haja manuseio de máquinas e equipamentos que produzem ruídos constantes também estão sujeitos a barulhos incômodos diariamente. Embora o isolamento acústico industrial, a depender do segmento e intensidade dos sons, necessite de materiais com características específicas, a utilização de divisórias com isolamento acústico nos escritórios contribui para a diminuição dos ruídos nesses ambientes, aumentando o conforto dos funcionários. Locais de reuniões sociais e espaços destinados ao culto religioso ou apresentações culturais também podem utilizar isolamento acústico para que os ruídos externos não prejudiquem as atividades realizadas em seu interior.

Assim como impede a passagem do som externo para dentro do ambiente, o isolamento acústico evita que o barulho interno incomode salas próximas ou estabelecimentos vizinhos. Por isso, é importante contar com paredes e divisórias que contenham essa propriedade em estúdios de música ou de produção audiovisual, impedindo que o ruído gerado por instrumentos cause transtorno com os vizinhos e que os sons externos interfiram em filmagens e gravações.

Quando custa o isolamento acústico?

Com excelente custo-benefício, a instalação de paredes e divisórias com isolamento acústico em ambientes residenciais ou empresariais contribui, além de outras vantagens, para a valorização do imóvel ou espaço comercial. A Cerpolo comercializa mantas de lã de rocha, lã de vidro e lã de pet de alta qualidade para isolamento acústico de diferentes tipos de projetos de arquitetura em Curitiba e região metropolitana. Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento completo com as melhores soluções em isolamento acústico para paredes e divisórias de drywall, além de acabamentos como revid decorativo, painéis de LED, forros modulares e rodapés dos melhores fornecedores do mercado.

Galeria de isolamento acústico

Solicite um orçamento sem compromisso

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar