Descoberto em 1930, o PVC é dos plásticos mais antigos utilizados. Ao contrário dos outros, ele não é 100% composto de petróleo, sendo 57% cloro que provém do sal marinho, e apenas o resto, é composto por eteno (derivado do petróleo). Por sua composição, é considerado um material auto-extinguível e reciclável, atingindo mais de 20 anos de vida útil.
Apesar de ser considerado um material sustentável na hora do uso, sua produção pode trazer danos à saúde e ao planeta, pois o gás liberado na fabricação, é poluente. E, durante sua vida útil o PVC libera organelas de cloro que podem ser liberados no meio ambiente.
Mesmo tendo algumas desvantagens preocupantes, é um material com muita funcionalidade e vantagens, sendo utilizado em construções civis e etc.
– É um material leve, o que facilita seu manuseio e aplicação;
– Ótimo isolamento termo-acústico e elétrico;
– Alta impermeabilidade à líquidos;
– Reciclável;
– Não propaga chamas;
– Resistente à ação de bactérias, fungos, roedores e insetos;
– Resistente à alterações climáticas e não corrói com a maresia;
– Grande variedade de modelos;
– Resistência mecânica e química;
– Boa vedação e fácil de limpar.
Com tantas vantagens, o PVC acaba se tornando um ótimo material para a construção de forros e outros materiais. E se você pretende instalar o mesmo, a Cerpolo oferece a aplicação de brises, divisórias e drywalls em diferentes materiais, para que seu projeto fique impecável.