em Decoração

O que é home office

O chamado “home office” tem como tradução “escritório em casa”, e pode ser caracterizado pela ação de executar tarefas e obrigações do seu trabalho fora do ambiente empresa.

O trabalho remoto não é acessível para todos os funcionários e funções, ele depende de uma atividade que não exija o uso de maquinários e está limitado a atividades que possam ser produzidas e concluídas apenas com a utilização da internet. Tal trabalho também não é ideal para todos os funcionários, tendo em vista que trabalhar em home office apesar de ser mais flexível não anula a necessidade de ser produtivo e pontual para com a empresa.

o que é home office

Vantagens do home office

O trabalho remoto possui suas vantagens e desvantagens, atingindo tanto a empresa quanto os funcionários, e conhecer os pontos positivos e adversidades que poderá encontrar é importante para que se adeque da melhor maneira possível ao seu trabalho; confira as vantagens a seguir:

  • Motivação:

    O trabalho em home office evita diversas situações que o trabalhador teria em um dia comum de trabalho, podemos citar o trânsito, o caminho de ida e volta até o local de trabalho, um possível desconforto no ambiente corporativo… evitar tais situações faz com que o funcionário se sinta mais motivado para com suas atividade e assim sendo mais produtivo.

  • Redução de custos:

    Sem a necessidade de oferecer um local fixo de trabalho a empresa em questão pode cortar custos e benefícios como vale-transporte, alimentação e ainda diminuir outros gastos que seriam necessários para a manutenção do local.

  • Qualidade de vida:

    Com o trabalho a distância o funcionário conseguira passar mais tempo com a família e no conforto de sua casa, possuindo uma alimentação melhor e poderá produzir durante o tempo em que estaria no trânsito a caminho/volta do trabalho, tais confortos proporcionam uma maior tranquilidade para o funcionário.

  • Flexibilidade do horário de trabalho:

    Se a atividade em questão não for restrita ao padrão clássico de trabalho das 09hrs ás 18hrs, o funcionário terá a opção de produzir em horários alternativos, lhe dando a possibilidade de talvez “descobrir” que se sente mais produtivo e ativo em x horário do dia, gerenciando melhor sua jornada de trabalho e adequando-se as mesmas.

  • Maior atração:

    A possibilidade de se trabalhar em home office ao menos momentaneamente pode ser o fator que fará com que sua empresa recrute novos talentos para a equipe; jovens da geração Y que estão mais habituados com a internet podem se sentir atraídos a trabalhar para você a partir do momento em que ele contará com todas as vantagens do trabalho remoto.

Desvantagens do home office

  • Socialização:

    O fato de não possuir o convívio diário com os colegas de trabalho pode decorrer do isolamento social e assim prejudicar o emocional do funcionário, afetando sua produtividade e qualidade do trabalho. O isolamento também pode acarretar na estagnação do profissional, tendo em vista que ele não estará em um ambiente que favoreça seu desenvolvimento pessoal e profissional.

  • Interferências externas:

    As interferências externas ao se trabalhar em casa poderá ser um dos maiores problemas; família e amigos mais próximos ao mesmo que podem ser uteis podem ser o motivo de sua distração e falta de produtividade.

  • Carga de trabalho:

    Neste ponto podemos ter dois polos diferentes, o primeiro é o do funcionário que não conta com a disciplina suficiente para realizar suas atividades durante o horário de trabalho e precisa assim estendê-lo e o outro é o do funcionário que não consegue se desligar de suas tarefas, por mais que tenha cumprido seus objetivos e funções diárias, ele acaba trabalhando além do que deveria e prejudica seu horário de descanso e saúde.

  • Vazamento de informações:

    Se a empresa lida com informações delicadas poderá correr o risco do vazamento das mesmas, com o trabalho remoto os computadores estão mais propensos ao vírus e ataques, tendo em vista que o computador pessoal possui menos segurança do que o corporativo.

Home office organizado

Bom, agora que você já sabe o que é o home office, suas vantagens e desvantagens, confira tudo aquilo que não poderá faltar em seu trabalho remoto, visando melhorar sua produtividade e qualidade ao realizar suas respectivas tarefas, assim colhendo apenas as vantagens deste método de trabalho.

Montar um escritório para trabalho em casa não precisa ser difícil e complicado, muitas vezes tudo o que você precisa é ter calma, atenção e atentar-se aos detalhes; iremos abordar os itens de escritório que você irá precisar e também dicas e ideias para a decoração/construção de seu ambiente.

home office organizado

A organização do ambiente é o primeiro passo para sua adequação ao modelo home office.

Itens indispensáveis para escritório

Agendas e Cadernos:

Mesmo que os aparelhos tecnológicos como computadores sejam os mais presentes e utilizados em seu escritório, a utilização de agendas ou cadernos poderá ser extremamente útil, com a utilização do papel você dá uma “quebra” no uso ininterrupto do computador e reforça as ideias para seu cérebro, além de que o papel lhe dá a liberdade de anotar, riscar, apagar, reforçar… tudo utilizado ao seu favor para relembrar seus compromissos e ideias.

Bandejas:

Apesar de pouco lembrada para os escritórios as bandejas podem ser muito úteis na hora da organização; é um ótimo item para se ter sob a mesa de trabalho, as mesmas servem para organizar itens seja de trabalho ou objetos pessoais, podem ser colocados grampos, elásticos, clipes e até mesmo a sua xicara de café evitando que a mesma fique em contato direto com sua mesa.

Post-Its:

Os post-its já são velho conhecidos de todos aqueles que trabalham em escritório ou simplesmente o adotam para fazer anotações diárias, seja das obrigações do dia a dia ou anotações sobre um livro. Os post-its definitivamente não podem faltar na sua mesa, utilizados para dar destaque as suas obrigações ou simplesmente reforçar algo de seu interesse.

Para fazer uma melhor utilização dos mesmos aposte em diferentes cores e tamanhos, separando por funções e importância; mas lembre-se, os utilize com consciência e de forma adequada, não torne seu escritório uma bagunça com post-its colados por todos os lados.

Calendário:

Apesar do calendário estar presente em todos os lugares, seja no seu computador, celular, relógio e até no google se necessário ter um físico em seu escritório é importante. Uma opção para você que não quer ter um simples calendário comum encima de sua mesa é a utilização de murais, você pode utilizá-los na parede, onde utilizaria um quadro ou estante, os murais podem ser feitos com cartolina, quadros magnéticos, acrílico ou até mesmo você deixando sua criatividade agir e pintando o mesmo em sua parede.

Arquivos e caixas:

As chamadas “caixas arquivos” são ideais para você guardar documentos importantes tendo a certeza de que os mesmos se preservarão, poderão ser separados por datas, usuários e tipos de documentos. Se você não tem espaço suficiente para adquirir uma caixa arquivo pode optar por caixas comuns, colocando divisórias entre as mesmas ou simplesmente encaixando pastas para utilizar como subdivisões, dividindo assim adequadamente seus documentos.

Rascunhos:

Nem sempre todas as informações a serem anotadas são extremamente importantes, para não utilizar seu caderno ou agenda e acabar misturando aquilo que é importante do que não é, aposte nos rascunhos! Como rascunho você pode utilizar folhas que já foram utilizadas, mas ainda possuem um espaço em branco ou pode criar seu próprio bloco de folhas A4 que serão utilizadas apenas para rascunho.

Decoração home office

Agora que você já sabe os itens que precisara ter em seu escritório, chegou a hora de pensar em questões mais técnicas e decidir como você fará com que a decoração e os detalhes do ambiente lhe auxiliem, seja na escolha da luz, cadeira ou até mesmo nas cores que utilizara em sua volta.

Iluminação:

Quando o foco é trabalho e concentração a iluminação adequada do ambiente não pode ser deixada de lado; e ao se falar de boa iluminação as opções são diversas! Você pode focar no investimento de painéis adequados garantindo que a iluminação artificial do ambiente seja de qualidade, outra boa opção é a entrada da própria luz natural em seu escritório, entretanto se a janela de entrada for muito grande é ideal que você também aposte em cortinas ou brises apropriadas para suas tarefas.

Cadeira:

Aposte numa cadeira de qualidade e de preferência que possua um apoio, fará total diferença durante suas horas de trabalho, ainda mais tendo a noção de que você passara boa parte dela sentado em frente ao computador; se você não tiver condições de comprar uma cadeira ergonômica aposte na utilização de almofadas e travesseiro que possuir em sua própria casa e coloque-as na cadeira, isso irá prevenir que você sofra com dores.

Divisórias:

Se você não possui um espaço especifico em sua casa para transformar em seu escritório, a utilização de divisórias pode ser uma excelente opção, com ela você conseguira dividir os espaços adequadamente e garantir a privacidade necessária para que você trabalhe tranquilamente durante o expediente.

Cores:

Se seu ambiente de trabalho for muito colorido isso pode ser um ponto negativo, a psicologia das cores mostra que as cores em especifico possuem significados e podem trazer sensações diferentes para você, confira as cores mais recomendadas para se utilizar em seu home office:

  • Verde:

    O verde transmite calma, equilíbrio e auxilia a aliviar tensões, sendo a melhor opção para aqueles que possuem picos muito grandes de estresse e ansiedade durante o horário de trabalho. O verde ainda é uma boa opção para ajustar suas emoções e tornar sua produtividade mais natural.

  • Azul:

    Segundo a psicologia das cores o azul é a cor ligada a sentimentos como bondade, serenidade e paciência; com tons que promovem sensação de confiança ele pode auxiliar na comunicação e é fortemente indicado para escritórios tradicionais e home office.

  • Amarelo:

    A cor mais indicada para seu escritório quando seu objetivo é despertar a criatividade, seus tons são conectados para diversos processos criativos. Entretanto é necessário ter cuidado e atenção ao utiliza-lo, o amarelo em excesso pode tornar o ambiente visualmente cansativo, sendo indicado que o amarelo apareça apenas como uma cor secundaria em seu ambiente, onde a primaria seja o branco por exemplo.

  • Branco:

    O branco é a cor tradicional e padrão, para aqueles que não querem ousar, a cor neutra do mesmo lhe remete a paz, pureza e limpeza, proporcionando um ambiente mais calmo e tranquilo para seu trabalho, longe de qualquer possível poluição visual.

branco

Utilize da flexibilização de sua casa para criar um ambiente decorado e confortável como seu escritório, fazer isso lhe resultara em boas horas de trabalho.

Dicas

  • Mantenha o computador na altura dos olhos: Manter seu monitor ou notebook na altura dos olhos irá evitar que você fique curvado para manuseá-lo e acabe lhe acarretando dores na coluna; você pode utilizar caixas, livros, revistas… o importante é manter a tela rente seus olhos.
  • Hidratação: Nunca é demais relembrar da importância de se manter hidratado durante o expediente e com o trabalho remoto muitas vezes o funcionário acaba tendo menos noção do horário, se esquecendo de beber água, por isso, sempre tenha uma garrafa de água cheia ao seu lado.
  • Se possível posicione sua mesa próximo a janela, assim deixara seu ambiente de trabalho mais iluminado e arejado.
  • Durante o horário de trabalho não dispense alongamentos e breves momentos para se levantar e movimentar minimamente o corpo, evitando assim dores na coluna e também auxiliando a espairecer momentaneamente do estresse.
  • Aposte na decoração de seu ambiente com moveis e acessórios que lhe remetam bons sentimentos, como flores, quadros e até a utilização de incenso.
  • Ventilação, minutos antes de iniciar sua jornada de trabalho abra as janelas e cortinas deixando o ar entrar, a ventilação natural tornara seu ambiente mais saudável e limpo para o trabalho.

Invista em sua melhora

Aqui na Cerpolo você poderá contar com as melhores opções nos painéis de LED garantindo a melhor iluminação para seu escritório; contara com a excelente qualidade das divisórias visando uma maior privacidade e qualidade do seu ambiente, e ainda poderá obter os melhores brises que se adequaram perfeitamente com sua janela, tendo a combinação exata entre privacidade e entrada de luz natural. Então, invista em você e na melhora da sua qualidade de vida, visite a CERPOLO e construa seu home office ideal!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Atendimento via WhatsApp