em Geral

Para dar um aspecto mais moderno à sua casa ou empresa, a melhor opção é o forro acartonado. Também conhecido como drywall, esse tipo de forro é um sistema de construção a seco. São utilizados no acabamento de ambientes e podem embutir instalações, rebaixar tetos, além de permitirem a criação de elementos decorativos.

Nada mais é que uma placa de gesso revestida de papel acartonado, constituído por chapas parafusadas em uma ou duas estruturas metálicas que permitem configurar o forro para as exigências ou necessidades de cada ambiente. Esse sistema evita os problemas de trincas e amarelamentos, comuns nos gessos convencionais.

 


Características e vantagens

 

O uso do gesso acartonado oferece um melhor isolamento acústico e térmico. Em cinemas e casas de shows, por exemplo, o sistema drywall é bastante utilizado, proporcionando uma excelente proteção sonora. Quanto ao isolamento térmico, as chapas de gesso contêm propriedades que contribuem para regular e estabilizar a temperatura, deixando o ambiente mais fresco no verão e mais aquecido no inverno.

Por ter uma espessura fina, proporciona um ganho de área útil, sendo um sistema de fácil montagem e desmontagem. Utilizando esse material, as reformas se tornam mais limpas, rápidas e baratas. Além disso, esse sistema é mais inteligente na hora de se fazer instalações elétricas e hidráulicas. São características do gesso acartonado:

  • Leve;
  • Permite diversos tipos de pintura;
  • Próprio para sancas e nichos;
  • Prático;
  • Econômico no custo e mão de obra;
  • Imune a cupins;
  • Resistente ao fogo;
  • Conforto acústico e térmico;
  • Não trincam;
  • Montagem rápida;
  • Reformas limpas, rápidas e baratas;
  • Superfície lisa e pronta para acabamento.

 

 

 

Aplicações

 

O sistema drywall, tanto para divisórias quanto forros, pode transformar um loft de 70m² em um apartamento convencional com divisórias. As placas de gesso acartonado permitem que a obra seja rápida, podendo levar de 2 a 3 dias, nesse caso. Para manter uma amplitude, com um pé-direito alto, esse sistema é o ideal.

Caso queira montar uma estante mais moderna e elegante, com uma iluminação embutida, o drywall permite que se faça uma estrutura sob medida do piso ao teto. A economia com sua utilização, para essa finalidade, significa uma redução de aproximadamente 30%, sendo mais vantajoso usá-lo em vez de móveis comuns. Uma luz indireta, com lâmpadas fluorescentes embutidas, cria um ambiente com clima mais intimista. Optando por esse caminho, além de permitir uma obra mais limpa, a agilidade é maior.

O gesso acartonado não só permite fazer divisórias e forros, mas também é possível usá-lo de outras formas, como em cabeceiras e sancas.  Uma dica para valorizar as sancas é optar por fitas de led em seu interior. Outro exemplo de aplicação do material é fazer um balcão multiuso em sua cozinha, criando um ambiente mais harmônico. Os gessos acartonados são mais utilizados como:

  • Parede, substituindo as de alvenaria;
  • Criação de divisórias;
  • Criação de painéis;
  • Execução de projetos de forros, que consequentemente estão ligados à execução de projetos de iluminação.
  • Fabricação de móveis.

 

 

Informações úteis

 

Por ser leve, muitas pessoas tem dúvidas em relação à resistência do material. Portanto, caso tenha essa preocupação, pode ficar tranquilo, pois as placas são bastante resistentes. As paredes de drywall suportam tremores, chutes, batidas de portas, choques com móveis, etc. O sistema já passou por diversos testes de desempenho e está dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Materiais como quadros, nichos e prateleiras podem ser pregados na parede sem problema. É recomendável que se preguem objetos de até 10 Kg. Para objetos mais pesados, devem ser pregados diretamente nos perfis metálicos.

As portas e sancas podem ser instaladas perfeitamente, as paredes e forros são recortados desde que esses fatores estejam previstos na montagem da construção seca. A estrutura do aço galvanizado do drywall garante maior resistência quando comparada ao gesso comum. Quanto à acústica, se a camada de isolamento for inserida no drywall, ele pode abafar de 38 a 47 decibéis e garantir uma menor troca de calor entre as áreas internas e externas.

Comparado às paredes comuns, o gesso acartonado ajuda a economizar bastante espaço. Enquanto a parede de alvenaria ocupa de 15 a 25 cm, o drywall oferece 9 cm de espessura acabada, podendo ser muito significativo em espaços menores. Outra grande vantagem desse material é a resistência à condução de calor. O gesso acartonado não propaga a chama.

Quanto à vantagem econômica, o projeto pode ser orçado com exatidão, evitando custos e sujeiras extras. A praticidade do material garante que as reformas sejam feitas com facilidade. Revestimentos como azulejos, pastilhas e ladrilhos hidráulicos podem ser aplicados sobre a parede perfeitamente, a única diferença é o uso de uma massa específica.

O processo de impermeabilização é similar ao convencional, os blocos na área a ser impermeabilizada são rebaixados, seguido por um nivelamento e execução da camada protetora. As instalações elétricas e hidráulicas ficam na parte interna da parede e podem ser facilmente acessadas através de recortes que dispensam o uso de ferramentas e materiais como cimento, cal e madeira.

 

 

Como o gesso acartonado é fabricado?

 

A matéria-prima responsável pela fabricação é a gipsita, um mineral abundante encontrado em todo o mundo. Quando processada, contém quase metade se seu valor de volume de água em forma cristalina. Esse material é usado em muitas aplicações, como reboco, gesso, pasta de dentes e até mesmo como suplemento de cálcio em algumas farinhas e pães.

O gesso acartonado usa diferentes tipos de papel, a maioria é feito de jornal reciclado. O papel é feito de forma especial para suportar a pintura e o reboco sem sofrer danos. Alguns desses papéis são feitos com uma camada de folha de alumínio, em casos onde serão expostos à umidade, como em banheiros.

A gipsita é misturada com uma pequena quantidade de amido e pasta de papel para ajudar a criar resistência no núcleo. Podem ser adicionados produtos químicos, para dar a placa proteção adicional contra danos causados pelo fogo. Em seguida, a água é adicionada à mistura, juntamente com a cera. Durante esse processo, o ar é misturado no produto final para tornar a placa mais leve e fácil de ser manuseada.

Após pronta, a mistura é colocada dentro de um molde. Na parte inferior desse molde, é acomodado o papel. Outra camada do papel é colocada na parte superior da mistura, então o produto passa através de rolos que vão comprimi-lo com as dimensões adequadas. Após serem cortadas e preparadas, as placas vão para um forno quente. O forno evapora grande parte da água na mistura e solidifica as placas. Finalmente, a placa é rotulada e enviada para fornecedores em todo o país e para o exterior.

 

 

Forro de gesso acartonado em Curitiba

 

A Cerpolo atua junto aos seus clientes, ajudando na criação do projeto e aplicação de fachadas, contando com materiais de alta qualidade. Fundada em abril de 1985 a CERPOLO vem se destacando no mercado de instalações atuando na distribuição e na execução de mão de obra especializada e qualificada no segmento de Forros, Divisórias, Fachadas, Revestimentos, Brises, Rodapés, Portas Sanfonadas, e Isolamento Térmico, Acústico e Drywall.  Não pense duas vezes: Consulte a Cerpolo. Estamos localizados na Rua Diogo Mugiatti, 1299 – Boqueirão. Curitiba – PR, CEP 81.730-360. Ou ligue para: (41) 3029-4367.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar