em Iluminação

Sabe aquelas casas com iluminação colorida no teto que estão viralizando nas redes sociais? Muitas vezes essa luz parece estar vindo de dentro do teto e até nos perguntamos como foi colocada lá, não é mesmo?

Acontece que essa iluminação é feita pela fita de LED, um material que vem ganhando cada vez mais destaque na decoração das casas por passar a sensação de que o ambiente é moderno e tecnológico.

Seja em locais internos ou externos, a fita LED pode ser instalada na sala, quarto, escritório para home office, churrasqueira, banheiro e demais cômodos da casa, proporcionando um visual bonito em qualquer um dos ambientes.

O que é fita de LED

A fita de LED é um modelo de iluminação fabricado para se adaptar em qualquer ambiente, isso porque o formato da fita é extremamente flexível e autocolante, deixando a aplicação mais fácil, podendo ser feita em pouco tempo.

A iluminação da fita se dá graças aos chips LED que se você analisar são pequenos quadrados enfileirados que emitem luz, além disso, esse modelo geralmente possui fonte de alta potência que faz com que a iluminação seja intensa e atraia bastante destaque para o local onde é instalada.

O que é fita de LED

 Fita de LED

Tipos de fita de LED

Apesar de parecerem ser todas iguais, são fabricados diversos modelos de fita LED sendo a maioria delas com alimentação de 12V ou 24V, a voltagem da fita vai determinar se é compatível ou não com a instalação elétrica da casa. A fita também pode ser encontrada de diversos tamanhos a partir de 1 metro, mas caso você não encontre o tamanho que deseja, pode cortar ou emendar a fita.

Mas o tamanho e a voltagem da fita não são os únicos pontos que podem ter alterações, a cor da luz da fita também possui uma variedade, assim, é possível escolher aquela que mais se encaixa no ambiente de instalação.

Fita de LED luz branca

Para quem deseja deixar a casa sofisticada a fita LED branca é o modelo ideal, formada por chips de luz esbranquiçada, você pode encontrar essa cor no modelo estático ou o remoto que vem com um controle ao qual é possível mudar a temperatura da luz, alternando entre o branco amarelado, puro ou azulado.

Fita de LED RGB

Já para quem ama aquele aspecto moderno, tecnológico e virtual é melhor optar pela fita LED RGB que conta com uma variedade de cores intensas e chamativas.

Formada por chips vermelhos, azuis e verdes que além de reproduzirem essas cores, juntas são capazes de formar outras tonalidades como magenta, amarelo, ciano e branco, porém, esse branco não é puro e por isso não fica tão intenso. Esse modelo vem com um controle que permite a alteração dessas cores!

Fita de LED RGBW

A fita LED RGBW é composta por chips vermelhos, azuis, verdes e brancos. Como esse modelo é possível atingir as seguintes tonalidades:

  • Vermelho;
  • Azul;
  • Verde;
  • Ciano;
  • Magenta;
  • Amarelo;
  • Branco puro (azulado);
  • Branco não puro com a mistura do RGB;
  • Branco intenso com a mistura do branco puro e o branco RGB.

É visível que a LED RGBW tem muito mais funcionalidades do que as demais, isso por atingir mais cores. O modelo também acompanha um controle que serve para alterar as tonalidades da luz.

Fita de LED na decoração

A fita LED vem se tornando cada vez mais comum dentro de casas, empresas e demais estabelecimentos, sendo uma fonte de iluminação que contribui muito para a decoração interior e exterior, transparecendo um aspecto moderno e tecnológico aos ambientes.

A luz emitida pela fita não é intensa o suficiente para deixar o ambiente claro, mas sim para proporcionar uma iluminação baixa e aconchegante e principalmente para realçar alguns elementos da arquitetura e até mesmo os móveis e objetos.

Onde colocar fita de LED

Muitas vezes são instaladas nas prateleiras, atrás de televisores ou presas aos móveis, mas as formas mais requisitadas são com a LED presa ao forro ou ao rodapé. Quando colocada próxima ao teto ou ao chão a LED fica bastante visível aos olhos de quem chega no ambiente e acaba parecendo fazer conjunto com as demais iluminações do espaço, de forma que deixando apenas a fita ligada, já é possível conseguir iluminação suficiente para deixar o clima mais aconchegante a noite, por exemplo.

Onde colocar fita de LED

Cômodo com fita de LED

Forro de drywall

O forro de drywall é formado por chapas de gesso e faz grande sucesso no interior de ambientes, por si só esse material deixa a casa sofisticada e muito mais moderna e faz um excelente conjunto com as fitas LED.

Para evitar cortes no gesso e consequentemente muita bagunça em casa, a melhor alternativa é optar pela instalação da fita LED, que por ser um material autocolante é fácil de manusear e não faz sujeira.

Como instalar fita de LED no forro

Nesse caso a fita LED pode ser colocada junto às dobras entre as paredes e o forro, não deixando tão visível as instalações.

Para colocar a fita é bem simples, basta medir todas as laterais do forro e ter a mesma metragem de fita em mãos. Geralmente o rolo de LED mede 5 metros, mas se o cômodo for menor é possível cortar a fita ou então emendar a mesma caso o ambiente seja maior.

A instalação deve ser feita em segurança utilizando uma escada proporcional a altura do forro, então basta colar a fita e ligá-la diretamente a uma fonte de energia.

Sanca de drywall

A sanca é um elemento da arquitetura que serve para atribuir mais iluminação ao cômodo e deixá-lo mais moderno e versátil. Essa técnica consiste em chapas de drywall que são instaladas um pouco abaixo do teto, dando mais profundidade ao forro.

Quando a LED é instalada na sanca, o ambiente fica ainda mais moderno, isso porque nesse local a fita não aparece e a sensação é que a luz vem de dentro do teto.

Como instalar fita LED na sanca

Entre a sanca e o teto há um espaço próprio para a instalação das luzes e é ali que deve ser colocada a fita, assim o seu corpo e os fios ficam escondidos mostrando apenas a iluminação.

A sua instalação deve ser feita preferencialmente por um profissional da área, evitando quedas ou a instalação incorreta da fita.

Rodapé

É grande a importância dos rodapés para a proteção da parte inferior das paredes, mas muitas vezes esse elemento passa despercebido. A fita LED atua como uma excelente opção para destacar o piso e até mesmo a cor das paredes, principalmente quando instalada na cozinha ou sala de jantar.

Poucas pessoas realizam esse tipo de instalação com receio de que a mesma não se adapte bem por estar muito próxima ao chão, mas quando colocada corretamente, a fita deixa o cômodo moderno e luxuoso.

Como instalar fita de LED no rodapé

A fita LED pode ser instalada de duas formas no rodapé, podendo ser colocada na parte superior ou inferior. Na parte superior a iluminação reflete na parede clareando a mesma, já na parte inferior a luz reflete no chão deixando a iluminação mais baixa e aconchegante.

A instalação pode ser realizada de maneira bem simples, apenas colando a fita na posição desejada, mas para um melhor acabamento, o mais indicado é saber escolher os rodapés certos, de preferência que possuam um corte ou espaço próprio onde a fita pode ser encaixada, evitando que crianças ou animais domésticos possam tirá-las.

Como instalar fita de LED no rodapé

Fita de LED no rodapé

Como cortar fita de LED

Caso a fita LED possua uma metragem acima da desejada é possível cortar a mesma sem que ela pare de funcionar.

Todas as fitas possuem uma marcação de tom acobreado que indicam exatamente onde a fita pode ser cortada, caso seja partida em uma parte sem marcação, a LED não funcionará mais. O corte é bem simples e pode ser feito com uma tesoura comum.

Como emendar fita de LED

Como dito anteriormente, geralmente as fitas LED medem até 5 metros, nesse caso, ao invés de instalar mais um rolo de fita ligado a outra tomada, é possível emendar as fitas e fazer quantos metros desejar.

O primeiro passo desse procedimento é saber exatamente quantos metros de fita irá precisar para aquele cômodo, vamos supor que você tem dois rolos de fita com 5 metros cada um, mas precisa de 8 metros, então corte 3 metros de um dos rolos da maneira ensinada acima.

Caso a sua fita possua um silicone de proteção sobre o seu comprimento, você deverá raspar a pontinha das duas fitas onde elas serão emendadas, lembrando que ambas devem ter sido cortadas na marcação acobreada.

Vai ser necessário ter um conector rápido que é uma peça que ajudará na emenda, mas em caso não tenha a peça em mãos é possível utilizar fita isolante.

Depois desse processo a fita LED já está pronta e pode ser instalada normalmente.

Como emendar fita de LED

Homem emendando duas fitas de LED uma na outra

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Atendimento via WhatsApp