Composto por materiais como lã de rocha, vidro, madeira e PVC, ele pode ser produzido em diferentes formatos e até associado a diferentes materiais. Os formatos comuns desse material são a manta, como um material flexível, painéis mais rígidos por conterem resina na composição, e o feltro flexível, formado por um aglomerado de fibra e resina.
O material surgiu no Brasil em meados dos anos 70, e em 2010 foi aprimorado por um grupo holandês, ampliando suas vantagens. Entretanto o custo aumentou, podendo atingir entre R$ 40,00 à R$ 200,00, dependendo do modelo escolhido.
No uso de fibra mineral em aplicação de forros, podemos encontrar as seguintes vantagens:
– É um material leve por conta de deus materiais, o que evita que ele pese sobre as estruturas;
– Quando produzidos para forro, são montados em “T invertido”, o que facilita o trabalho, tornando mais rápido e limpo. E por serem placas removíveis, pode ser facilmente alterado e não interfere em fiações ou encanamentos;
– São resistentes às chamas, evitando propagação de um incêndio;
– Excelente desempenho termo-acústico, muito indicado para indústrias, escritórios, residências e aeroportos, além da boa estética;
– Pode apresentar variedade em textura e desenhos;
– Não absorvem umidade e são bactericidas;
– Não provocam reações alérgicas;
– Material inodoro;
– Alta resistência mecânica.
Entretanto, mesmo com tantas vantagens, é necessário saber a densidade do material na hora da aplicação, pois pode sofrer com a diferença de pressão em golpes de vento. Por conta disso, é preferível o uso de ventilação cruzada invés da direta, para evitar o acumulo de diferentes pressões.
Se você procura instalar forros no seu local de trabalho ou residência, pode contar com a Cerpolo, que também oferece o serviço de aplicação de brises, divisórias e drywall, incrementando seu projeto, deixando-o mais bonito e moderno.