em Decoração, Dicas, Qualidade de vida

Cada vez mais os seres humanos se tornam mais conscientes e se viram responsáveis pela causa de diversos problemas ao meio ambiente, entre elas podemos citar o efeito estufa e o aquecimento global por exemplo; tendo tal conhecimento começamos a buscar soluções em prol de reduzir os impactos que causamos ao meio ambiente, e uma dessas soluções é a adequação e construção de casas sustentáveis.

Apesar de ainda pouco explorada e não ser tão comum vermos casas sustentáveis pelas ruas, tal pratica começou a ser implantada desde 1970 após a crise do petróleo; em 1990 o conceito de casas sustentáveis ganhou ainda mais força ao redor do mundo e o Reino Unido criou o que é chamado de Método de Avaliação Ambiental do Building Research Establishment (BREEAM), entidade que tem como objetivo certificar imóveis com selos de responsabilidade sustentável.

Desde então a implementação de casas sustentáveis vem ganhando espaço ao redor do globo, se tornou uma ótima solução em prol do meio ambiente e oferece diversos benefícios para os residentes da mesma, quer conhecer um pouco mais sobre as características da mesma e saber como você pode se adequar e tornar sua casa mais sustentável? Segue o texto.

casas sustentáveis como se adequar

O que é uma casa sustentável

A premissa de uma casa sustentável é de que a mesma deva ser construída prevenindo o máximo de prejuízos ao meio ambiente; claro que fazer uma casa 100% sustentável é um grande desafio, entretanto existem pequenos detalhes e modificações que você pode fazer na sua própria residência e já estará contribuindo para com o ambiente e tornando sua casa mais sustentável.

Uma casa sustentável possui como objetivo principal a utilização de recursos naturais como por exemplo a melhor exploração possível da luz natural para a iluminação do local, evitando os grandes gastos em energia elétrica, dessa forma estará reduzindo em números consideráveis os danos ao ecossistema.

Qual o objetivo de uma casa sustentável

A área da construção civil é um dos principais responsáveis por danos causados ao meio ambiente, isso acontece porque muitas vezes as grandes construções são feitas e realizadas sem pensar ou levar em consideração o meio ambiente/ecossistema, alavancando o desmatamento em prol de uma construção por exemplo.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de construção civil a construção civil consome cerca de 20% da agua e 75% dos recursos naturais de uma cidade, além de gerar aproximadamente 80 milhões de toneladas de lixo por ano.

Com o mercado de construção sustentável ganhando espaço no Brasil diversos arquitetos, engenheiros e outros profissionais da área buscam essa modernização e conhecimento sobre as casas sustentáveis; tal modernização também afeta empresas de materiais de construção que estão começando a investir em materiais sustentáveis e que lhe auxilie no processo de construção de sua casa.

Ao passar pelo processo de construção de sua sustentável você estará economizando nos custos com energia elétrica e consumo de água, fazendo assim com que seu orçamento e o ecossistema saiam ganhando; e este é o objetivo final de uma construção sustentável, fazer com que o morador tenha uma relação melhor com a natureza, um auxílio ao ecossistema e ainda economize em despesas da residência.

Vantagens da casa sustentável

Ao optar pela construção de uma casa sustentável você irá adquirir uma sequencia de vantagens, são elas:

  • Contribuição com o meio ambiente:

    O principal ponto e objetivo desta construção como já foi visto a cima é a contribuição que a mesma rende ao meio ambiente, este ponto é tão obvio que as vezes pode acabar por ser ignorado mas é bom frisar o quanto você estará fazendo o bem a natureza ao optar por este tipo de projeto.

    O cliente começa a perceber o quanto antes “pequenas” ações e atitudes que ele tomava podem acabar por prejudicar o meio ambiente e então buscar cada vez mais formas de evitar tais impactos, se adequando cada ao modelo de casas sustentáveis.

  • Conforto:

    Os materiais a serem utilizados numa construção sustentável comumente são específicos, fato que faz com que os mesmos possuam uma alta qualidade, gerando assim mais conforto e qualidade para os moradores. Tal conforto pode ser visto desde o campo físico com a utilização de materiais até ao campo visual e auditivo, o acabamento e a acústica de uma casa sustentável podem lhe surpreender positivamente nesta questão.

  • Qualidade de vida:

    Pessoas que dispõem de uma casa sustentável para morar estão consequentemente em um ambiente residencial mais saudável, sua casa possui influencia em suas atitudes e pensamentos, a partir do momento em que você, mesmo em sua casa ainda consegue se sentir em um espaço mais agradável e em contato com a natureza você terá posturas e hábitos mais saudáveis, melhorando desde sua produtividade até sua saúde.

  • Retorno financeiro:

    Sem dúvidas investir na construção de uma casa sustentável demanda de uma boa quantia de dinheiro, entretanto é bom lembrar que partir do momento em que o projeto estiver pronto o investimento inicial irá retornar para a própria pessoa uma vez em que uma casa sustentável lhe proporciona economia em diversos pontos.

  • Menos desperdício de materiais:

    Na hora de construir uma casa sustentável você não gasta tanto com o uso de materiais de construção uma vez que estará investindo em produtos recicláveis e/ou de fontes renováveis. Outro ponto que pode ser levado em consideração é o fato de que uma obra ecologicamente correta exige um tempo de obra menor, ou seja, sua casa ficara pronta mais rapidamente do que se optar pelo modelo convencional.

Estes são apenas alguns dos fatores que tornam uma construção sustentável atrativa; confira a seguir algumas das características especificas que esse tipo de construção possui.

Características de uma casa sustentável

Entre as principais características de uma casa sustentável podemos citar:

  • Localização: O primeiro passo para se iniciar o processo de construção de uma casa sustentável é pensar logicamente em onde ela será construída, tendo como objetivo não causar nenhum impacto negativo ao meio ambiente.
  • Responsabilidade para com o meio ambiente.
  • Uso de sistema elétrico e hidráulico que possibilitem o uso racional da água e energia.
  • Sistemas de aquecimento solar e utilização da iluminação natural.
  • Sistema de captação da água da chuva.
  • Sistema térmico visando diminuir o uso ou a total necessidade de um ar condicionado.
  • Utilização de jardins e plantio de árvores quando possível.

características de uma casa sustentável

O que uma casa precisa para ser sustentável

Primeiramente é importante que você conte com um profissional engenheiro/arquiteto de qualidade para dar inicio ao processo de construção de sua obra, ele estar envolvido em todos os processos de construção evitará que você cometa erros tendo em vista que tais projetos sustentáveis ainda são uma novidade e possuem muitas duvidas durante seu processo de construção.

O primeiro passo que este profissional contratado fará será analisar a topografia e geografia do local escolhido para o processo de construção, também terá o trabalho de entender sobre as condições climáticas deste local em especifico pois tal informação fará total diferença durante o processo de construção de sua residência.

Após tais processos o projeto de sua obra poderá começar a ser feito levando em consideração todos os dados anteriores, topografia e clima. Com base nisso vocês irão escolher e decidir os melhores materiais a serem utilizados e mecanismos que irão favorecer sua construção, sempre pensando no quesito sustentabilidade.

As diferentes construções sustentáveis levam o uso de diferentes materiais e técnicas tendo em vista diferentes topografias e condições climáticas; entretanto existem alguns materiais que são um “coringa” na construção e podem ser usados com mais frequência, confira alguns deles:

  • Madeira:

    Na hora de comprar as madeiras para sua residência certifique-se de que a mesma é um material reaproveitado de outros lugares; madeiras plásticas também podem ser uma opção, o mesmo pode ser usado como revestimentos e no piso, as vantagens da madeira plástica é de que a mesma não necessita de grande manutenção e não sofre com o ataque de praga como cupins.

  • Bambu:

    Comumente utilizado em construções sustentáveis o bambu é considerado a peça ideal para este tipo de projeto, isso acontece a partir do momento em que o mesmo possui resistência, leveza, flexibilidade e é fácil de se encontrar.

  • Tijolos ecológicos:

    Se é possível encontrar tijolos feitos com materiais orgânicos no mercado, muitos são sobras de outras construções, feitos com argila, terra ou lã, tijolos ecológicos são uma excelente opção para quem deseja um bom isolamento acústico e térmico.

  • Adobe:

    Feito com água, areia, argila, fibras e palhas os chamados blocos de adobe são utilizados em residências sustentáveis com o objetivo de a torna-la resistente as ações climáticas.

  • Concreto verde:

    Chamado de concreto verde ou concreto reciclado esta tática consiste na reutilização de diversos materiais restantes de outra obra, como tijolos, cimentos e telhas. Aqui também se encaixa a utilização de materiais recicláveis como bagaço da cana e borracha de pneu já utilizado.

    Atenção para não confundir o Concreto verde com Telhado verde, outra técnica comumente utilizada na construção de casas sustentáveis mas que são diferentes.

  • Telhas ecológicas:

    seguindo a mesma premissa dos tijolos ecológicos as telhas ecológicas também são uma excelente opção para substituir as comuns; as ecológicas são comumente feitas com: fibras de madeira como o eucalipto e misturadas a materiais como a bananeira ou o coco.

Casas sustentáveis de baixo custo no brasil

Sabemos que construir uma casa 100% ecologicamente correta é uma tarefa difícil e também que exige uma quantia alta de investimentos; entretanto existem diferentes técnicas caseiras e detalhes básicos que você pode mudar na sua própria residência e estará contribuindo para torna-la mais ecologicamente correta.

Mudança nas lâmpadas:

Opte pela utilização de lâmpadas de baixo consumo, as lâmpadas de LED são mais caras, mas resultam num gasto até 80% menor durante o dia a dia, resultando em economia para seu bolso.

Aproveite os recursos naturais:

Utilize dos recursos naturais como o sol e o vento em sua residência, durante o dia evite deixas as luzes dos cômodos ligadas e abra as janelas e portas para que a entrada da luz solar, abra as janelas para a entrada de vento e ventilação de sua residência ao invés da utilização de ventiladores por exemplo; são ações simples que você tomando estará contribuindo para com o meio ambiente e economizando nas finanças do fim de mês.

Isolamento acústico e térmico:

Evite ao máximo a utilização de aquecedores e ar condicionado, para tal pense desde o planejamento de sua residência em técnicas de isolamento acústico e térmico para sua casa, você tem opções como a utilização de vidros duplos, toldos, persianas e brises/fachadas por exemplo.

Produtos de limpeza ecológicos:

Alguns produtos de limpeza são feitos com a utilização de chamados “compostos orgânicos voláteis” que são substancias toxicas e por vezes podem acabar sendo um perigo para a saúde; uma forma de não correr tais riscos e ainda economizar é apostar na fabricação própria de alguns produtos de limpeza, você pode por exemplo utilizar do óleo usado para a fabricação de sabão em barra; pode utilizar uma mistura de: vinagre, bicarbonato de sódio e limão e utiliza-la para a limpeza de sua residência. As opções são diversas e você pode encontra-las facilmente pela internet.

Reutilize:

Sempre reutilize, desde garrafas, pneus, rolhas, latas de alimentos…. tais produtos que seriam descartados podem ser facilmente reutilizados e transformados em outros objetos.

Plantas:

Agora que você guarda latas e garrafas utilizadas por exemplo por que não utilizar das mesmas para ter aquele quintal em sua casa? Busque por opções que se adequam a sua residência e aquelas que melhor lhe agradarem, possuir plantas em casa trazem benefícios como a melhora da qualidade do ar e ainda são um excelente filtro energético.

Brises/fachadas:

Os brises são uma opção comum e também podem ser considerados uma ótima alternativa sustentável para sua residência, uma vez em que auxiliam no controle da temperatura de sua casa e controlam adequadamente a entrada de luz solar, se possível em ambientes estratégicos substitua as cortinas comuns por este material.

Lixo orgânico = adubo:

Transforme o lixo orgânico da sua casa em adubo, o adubo é uma excelente forma de reutilização de alimentos e vai enriquecer o solo em especifico, seja ele utilizado para o cultivo de alimentos ou das plantas que você tem em suas garrafas.

casas sustentáveis de baixo custo no brasil

Reserve um recipiente adequado para o descarte de restos de lixos orgânicos como cascas de banana, cascas de ovo, legumes, verduras, pó de café, saches de chá etc. e utilize desses produtos para fazer o adubo para sua terra.

Ótimo! Agora que você já conhece um pouco melhor sobre as casas sustentáveis e viu que pequenas atitudes no seu dia a dia já são capazes de tornar sua residência mais ecológica que tal contar com a ajuda da CERPOLO e garantir os melhores brises, fachadas e painéis de led para sua residência? Com a cerpolo você estará contando com serviços e produtos de qualidade e após a instalação terá a certeza de sua contribuição para o ecossistema.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Atendimento via WhatsApp