Qual rodapé combina com minha casa?

É muito comum vermos rodapés iguais ao do piso e uma altura mínima, bem rente ao chão e feito do mesmo material. Porém, rodapés mais altos e até feitos de outros materiais diferentes do piso estão em alta. Hoje vamos contar o que está na moda e como você pode transformar sua casa com um rodapé, deixando-a ainda mais moderna e com a sua cara.

QUAL A FUNÇÃO DO RODAPÉ?

Rodapé com o mesmo material do piso

Se o rodapé tiver o mesmo material do piso, ele irá a valorizar o piso, sem dar aquela sensação de que está invadindo a parede, deixando os ambientes separados. Além de proteger o piso e a parede de sujeiras, infiltrações e entrada de insetos.

Rodapé com material diferente do piso

A ideia de usar um rodapé com material diferente do piso é supermoderna e valoriza muito o ambiente. Além de todos os benefícios estéticos, é importante se atentar ao material escolhido para que ele proteja de choques, umidades e que o modelo contextualize com o restante da casa.

Rodapés de PVC são mais resistentes, já os rodapés de madeira permitem uma maior variedade de acabamentos. Se você precisar de uma ajudinha para escolher o rodapé ideal para sua casa, clique aqui.

NÃO HÁ REGRAS PARA USAR O RODAPÉ

Para a arquiteta Estela Netto, em entrevista ao portal Bonde, não há uma regra a ser seguida na hora de especificar esse elemento no espaço. “Ele pode ser de material diferente do empregado no piso. Pode ser grande, ou mesmo muito pequeno, como o embutido em perfis metálicos. Gosto de assumir o rodapé, contando com ele para a decoração“.

Ainda segundo Estela, você pode brincar com o rodapé para compor qualquer ambiente, deixando-o luxuoso, arrojado ou simples. “O rodapé mais alto garante luxo, torna-se imponente. Já quando ele é embutido, mais baixo, denota contemporaneidade e arrojamento“.

TIPOS DE RODAPÉS

Os rodapés em PVC são verdadeiros coringas na decoração. Eles dão a sensação de que a parede está flutuando, deixando o ambiente aconchegando. Combinam com piso de madeira, cerâmica, carpetes e vinílicos. Eles também podem ser aplicados em locais úmidos, pois além de leves, dispensam manutenção e pintura, oferecendo durabilidade praticamente eterna. Você encontra rodapés em PVC nas cores: branco, cinza, marfim, natural, verde, azul, cru, gelo, bege e areia.

Os rodapés em MDF ficam ótimos em ambientes mais conservadores, mas podem ser aplicados em ambientes residenciais e comerciais. O modelo já vem com pintura primer branco (fundo para pintura), com ótimo acabamento, dispensando o uso de lixa e massa. Esse modelo pode ser utilizado em ambientes eventualmente molhados e com alta umidade relativa do ar, como cozinhas e lavanderias. Você encontra nas alturas de 70, 100, 150 e 200 mm com friso ou liso, nas cores mogno, cerejeira, nogueira, jatobá e ipê.

Se você precisar de uma ajudinha para escolher o rodapé ideal para sua casa, clique aqui.

RODAPÉ EM CURITIBA E REGIÃO

A Cerpolo atua na criação do projeto e aplicação de fachadas, contando com materiais de alta qualidade. Fundada em abril de 1985 a CERPOLO vem se destacando no mercado de instalações atuando na distribuição e na execução de mão de obra especializada e qualificada no segmento de Forros, Divisórias, Fachadas, Revestimentos, Brises, Rodapés, Portas Sanfonadas, Isolamento Térmico, Isolamento Acústico e Drywall.

Estamos localizados na Rua Diogo Mugiatti, 1299 – Boqueirão. Curitiba – PR. Telefone: (41) 3029-4367.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *