ISOLAMENTO ACÚSTICO

 template - cerpolo - 15102015

O isolamento acústico realizado em um determinado ambiente é uma técnica muito utilizada, com o principal objetivo de evitar que o som de um ambiente passe para outro. Esta atividade pode ser realizada com a utilização de diversos materiais.

Os principais materiais que são utilizados para efetuar o isolamento acústico são chapas metálicas, vidros, madeira maciça, parede de tijolo maciço, mantas de borracha, dentre outros variados materiais que podem ser utilizados. Uma das características que são necessárias para que estes materiais sejam aplicados em um projeto de isolamento acústico, é a densidade do material além de seu peso, de forma que consigam amortecer e dissipar a energia sonora.

 

Sobre o isolamento acústico

 Um dos fatores que influenciam fortemente um ambiente que utiliza um isolamento acústico, é o ato de não utilizar uma única barreira para evitar a propagação do som, mas, é criada uma barreira com a utilização de alguns obstáculos, para que seja dificultada e propagação do som no ar de um ambiente.

Com a utilização de paredes que se tornam duplas, a atividade de isolar o som no local se torna mais eficaz.. Para isso podem ser utilizada também, algumas janelas com vidros duplos de modo que possua a combinação de alguns materiais diferenciados proporcionando um bom isolamento acústico.

Para proporcionar maior conforto acústico aos cômodos de uma residência, empresa, ou qualquer outro ambiente, é possível que seja utilizado o isolamento acústico como uma ferramenta eficaz, para que o som de um local não seja transmitido para outros ambientes.

 

Níveis de isolamento acústico

O isolamento acústico pode acontecer de dentro para fora ou ainda de forma para dentro. De dentro para fora será evitado o aparecimento de ruídos como tubulação de água, esgoto, máquinas de ar-condicionado ou mesmo, máquinas de lavar.  Por sua vez, o isolamento  de fora para dentro irá inibir a propagação de ruídos como motores de veículo, sirenes, pessoas conversando, dentre outros.

 

Materiais para o isolamento acústico

São vários os materiais que podem ser utilizados com o objetivo de realizar a instalação de um sistema d isolamento acústico. Confira:

A Lã de vidro pode ser fornecida em rolos ou em placas, de acordo com a necessidade de aplicação, é um aglomerado composto de sílica, vitrificantes, carbonatos e sulfatos que lhe conferem elevado coeficiente de absorção acústica. É bastante utilizado como isolante acústico em projetos residenciais e comerciais, aplicado em sistemas de forros, no interior de paredes de drywall e em contrapisos acústicos.

A lã de rocha é obtida por meio da fusão de rochas basálticas com outros minerais, resinas orgânicas e óleos impermeabilizantes. Em geral mais densa do que a lã de vidro, também é utilizada no miolo de divisórias e alvenarias, sobre forros e em coberturas. São vendidos na forma de painéis, em diversas densidades e espessuras.

As espumas acústicas são feitas de poliuretano flexível acrescido de redutores de propagação de chamas. São vendidas no formato de placas, já prontas para serem fixadas sobre a superfície metálica, de madeira ou de gesso. Pode ser aplicada nas paredes e no teto dos ambientes e é utilizada como tratamento acústico de locais como auditórios, salas de máquinas, estúdios, casas de shows, etc.

A borracha sintética é obtida a partir de polímeros naturais de alta densidade à base de termopolímero de etilenopropilenodieno (EPDM) e rocha basáltica. É utilizada para fazer o revestimento acústico em tubulações de água e esgoto, no isolamento acústico de pisos e lajes em apartamentos, em salas de máquinas e geradores e em salas de ar-condicionado. Pode ser encontrada nos formatos de rolos ou painéis.

O Painel wall é feito de madeira laminada revestida por placas em Cimento Reforçado com Fio Sintético (CRFS) prensadas. Todo o processo de fabricação é feito com prensagem sob altas temperaturas para garantir a qualidade acústica do produto. Indicado para uso em forros, mezaninos, paredes e divisórias. Como o nome diz, o produto é vendido em painéis.

Isolamento acústico em Curitiba

A Cerpolo atua junto aos seus clientes, ajudando na criação do projeto e aplicação de fachadas, contando com materiais de alta qualidade. Fundada em abril de 1985 a CERPOLO vem se destacando no mercado de instalações atuando na distribuição e na execução de mão de obra especializada e qualificada no segmento de Forros, Divisórias, Fachadas, Revestimentos, Brises, Rodapés, Portas Sanfonadas, e Isolamento Térmico, Acústico e Drywall.  Não pense duas vezes: Consulte a Cerpolo. Estamos localizados na Rua Diogo Mugiatti, 1299 – Boqueirão. Curitiba – PR, CEP 81.730-360. Ou ligue para: (41) 3029-4367.

Sobre admin

Vivamus vel sem at sapien interdum pretium. Sed porttitor, odio in blandit ornare, arcu risus pulvinar ante, a gravida augue justo sagittis ante. Sed mattis consectetur metus quis rutrum. Phasellus ultrices nisi a orci dignissim nec rutrum turpis semper.

Um comentário sobre “ISOLAMENTO ACÚSTICO

  1. Bom dia
    Gostaria de saber se há a possibilidade de fazer o isolamento acustico do forro de um apartamento já pronto, com algum material que seja forte o suficiente para evitar todos os barulho de passos e trepidações do apartamento de cima.
    Por favor, aguardo um retorno.
    Atenciosamente,
    Hevelin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *